Termos mais utilizados no Marketing Digital e Growth Marketing
%leads em Ops
Taxa de conversão de Leads em Oportunidades - em %
%Ops em Vendas
Taxa de Conversão de Oportunidades em Vendas - em %
Análise S.W.O.T.
Strenghts (força), Weaknesses (fraqueza), Oportunities (oportunidades), Threats (ameaças).
B.A.N.T.
Budget (orçamento), Authority (autoridade), Need (necessidade), Timing (tempo). É uma estrutura que serve de guia – utilizado como técnica de vendas para qualificar leads e identificar oportunidades.
Benchmark / Benchmarking
Método de comparação de serviços, produtos e práticas que buscam superar a concorrência e aprimorar as funções e processos de uma empresa.
Brainstorm
Reunião ou conversa feita para trocar e debater ideias.
Branding
Refere-se a gestão da marca de uma empresa
Break-even
É quando a empresa consegue se sustentar sozinha: quando os custos são iguais às receitas.
Briefing
Dados e informações que vão dar suporte e criar um roteiro de ação para determinado trabalho ou atividade.
Budget
Orçamento disponível.
Burn rate
Literalmente, velocidade de combustão. Ou seja, a velocidade com a qual uma companhia acaba com seus recursos financeiros.
Business plan
Plano de negócios.
Business to business / B2B
Comércio feito entre empresas sem a participação do consumidor final.
Business to consumer / B2C
Comércio realizado diretamente entre a empresa e o consumidor final.
Buzz marketing
Debate com o consumidor sobre a marca/produto.
CAC
Custo de aquisição do cliente
Call to action (CTA)
call to action geralmente são links de uma página que levam os usuários a realizar ações ou palavras utilizadas para orientar o usuário, como "saiba mais" e "acesse agora"
Chairman
Presidente do conselho que dirige a organização.
Chief executive officer (CEO)
Cargo mais alto da empresa. Pode ser chamado também de presidente, diretor geral, entre outros. Quando existem os dois, o presidente exerce um cargo mais alto.
Chief financial officer (CFO)
Diretor de finanças.
Chief marketing officer (CMO)
Diretor de marketing.
Churn
Índice de cancelamento de clientes
Cluster
Cluster são formações de grupos de pessoas, produtos, ações, etc, que tenham características semelhantes.
Coaching
Processo de treinamento com metas bem definidas e uma relação de comprometimento com os resultados.
COHORT
Grupo de pessoas com comportamentos iguais dentro de um determinado cenário/ Formas de agrupar pessoas que compartilham características ou viveram os mesmos eventos.
Core business
É o ponto forte ou principal negócio da empresa.
Coworking
Modelo de trabalho que estabelece o compartilhamento de um espaço por diversas empresas.
CPC
Custo por clique
CPL
Custo por lead
CPM
Custo por mil impressões
Crowdfunding
Obtenção de recursos financeiros através de financiamentos coletivos via plataformas online.
Crowdsourcing
Recurso frequentemente usado para criação, produção e desenvolvimento de ideias, produtos ou conteúdos com a contribuição de um grupo de pessoas.
CTR
Click Through Rate - Taxa de cliques.
CPV
Custo para gerar uma venda
Data driven
É o marketing orientado a dados
Deadline
Prazo máximo para a entrega de determinada atividade ou trabalho.
Facebook Ads
Ferramenta do Facebook para fazer anúncios
Feedback
Avaliações e comentários feitos ao funcionário sobre seu desempenho profissional.
Follow-Up
Acompanhamento de tarefas determinadas em alguma conversa, reunião ou solicitação.
Forecast
Previsão.
Gap
Espaço que ainda precisa ser preenchido ou desenvolvido
Google Adwords / Ads
Ferramenta do Google para fazer anúncios
Growth
Crescimento.
Growth Hacking
Brechas para o crescimento.
Headhunter
Pessoa ou empresa especializada em encontrar profissionais talentosos.
Inbound
Estratégia para elevar o nível de consciência do público em relação à sua solução
Job rotation
Rodízio de funções promovido pela companhia com a proposta de capacitar os colaboradores em diferentes setores.
Joint venture
Associação de empresas que tem como objetivo explorar atividades econômicas em comum.
Key Results / KR
Tarefas que geram a OKR.
Know-how
Saber como fazer alguma coisa. Ou seja, conhecimento adquirido através da experiência em determinado tema ou área.
Lead
Potencial cliente.
Lean Startup
Método de desenvolvimento de produtos e mercados com agilidade, velocidade e interação com os cliente
Lifetime Value (LTV)
Lifetime Value (tempo que o cliente fica na prestação de serviço)
Lucro Líquido
O rendimento real das vendas realizadas.
Margem de Contribuição
É respectivo a quanto sobra após a subtração dos custos variáveis do produto ou serviço sobre a receita.
Meetup
Encontro informal de empreendedores ou executivos que procurar realizar networking e discutir assuntos de negócios de uma maneira descontraída.
Mentoring
O mentor é como um mestre que ajuda no desenvolvimento profissional de outra pessoa. O mentoring inclui, por exemplo, conversas, conselhos e debate
MHS
Metodologia de mensuração da satisfação do cliente
Networking
Estabelecer uma rede de contatos que pode ser útil profissionalmente.
NPS
Net promoter score ( é uma métrica de lealdade do cliente) O objetivo é medir a dependência do cliente
P.U.V
Proposta única de valor
Oportunidades
Número de pessoas que realmente se transformaram em uma oportunidade de venda
Objectives and key results / OKR
Objetivos e principais resultados são uma estrutura para definir e acompanhar os objetivos e seus resultados.
Outbound
Buscar clientes ativamente
Payback
Tempo para o investimento se pagar.
Persona
Personas são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário dentro de um alvo demográfico, atitude e/ou comportamento definido que poderia utilizar um site, uma marca ou produto de um modo similar.
Pitch
Discurso breve e objetivo sobre a natureza de um produto ou serviço feito pelo empreendedor, geralmente para convencer investidores sobre o potencial do seu negócio.
Player
Empresa que exerce alguma função em algum mercado.
Power B.I.
Ferramenta de análise de dados da Microsoft
Product life cycle
O modelo de ciclo de vida do produto é a linha de produção de um produto ou marca.
Product market fit
Identificar até que ponto determinado produto ou serviço oferecido por uma empresa é capaz de satisfazer a demanda do mercado.
Rapport
Afinidade.
Receita
Valor arrecadado pela venda de um determinado produto, depois de todos os custos de produção aplicados.
Return on investment (ROI)
Percentual de retorno em relação ao custo de um investimento.
ROAS
Return On Advertising Spend (retorno sobre a verba gasta)
Role Model
É uma pessoa que serve como um modelo de sucesso para outras.
SDR
Profissional de vendas responsável pela abordagem inicial.
Sell-in
sell-in é o processo de venda B2B (Business to Business).
Sell-out
é o processo de comercialização direta ao cliente final
SEM - Search Engine Marketing
Estratégia de marketing para divulgar o site ou página nos mecanismos de busca como Google, Bing, Yahoo
SEO - Search Engine Optimization
Otimização nos mecanismos de busca.
Share
Participação no mercado.
Sweet spot
O ponto “perfeito” ou “ótimo” que você quer atingir no mercado levando em conta a sua competência, a escassez e demanda do seu produto e a sua satisfação.
Stakeholder
Parte interessada. Pessoas impactadas por um negócio: sócios, clientes, acionistas, funcionários, entre outros.
Staff meeting
Reunião de equipe.
Spread
Taxa de risco.
Spin-off
Processo de divisão entre companhias e o surgimento de um novo negócio a partir de um grupo já existente.
S.P.I.N.
SPIN (Situation ou Situação, Problem ou Problema, Implication ou Implicação e Need-Payoff ou Necessidade de solução)
Smart Outbound
Venda direta.
SKU
Tipo de categoria do produto.
Shopper
Consumidor
Shareholder
Acionista da empresa.
UTM
Módulo de rastreamento de tráfego.
Turnover
Rotatividade de mão de obra.
Trend
Tendência.
Ticket Médio
Valor médio de uma venda. Ele pode ser calculado pelo valor monetário das vendas totais de uma empresa divididas pelo número de vendas.
Target
Objetivo a ser atingido.
Checkin
Essa reunião é a ocasião mais importante de interação entre você e seu cliente. Preferencialmente em um horário fixo todas as semanas, vocês discutirão o andamento do projeto.
Kickoff
Primeira reunião com o cliente. Será coletado dados para o planejamento do projeto
CRM
Gestão de Relacionamento com o Cliente. Conjunto de ferramentas que visam criar e manter um bom relacionamento com o consumidor.
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